O câncer de bexiga atinge as células que cobrem o órgão e é classificado de acordo com a célula que sofreu alteração. Existem três tipos:
Carcinoma de células de transição ou carcinoma urotelial: representa a maioria dos casos e começa nas células do tecido mais interno da bexiga.
Carcinoma de células escamosas: afeta as células delgadas e planas que podem surgir na bexiga depois de infecção ou irritação prolongadas.
Adenocarcinoma: se inicia nas células glandulares (de secreção) que podem se formar na bexiga depois de um longo tempo de irritação ou inflamação.
Outros: Existem outros tipos de tumores que podem acometer a bexiga, incluindo tumores de origem mesenquimal como rabdomiossarcomas e paragangliomas; e tumores metastáticos de outros sítios, principalmente de origem ginecológica e colo-retal.
Quando o câncer se limita ao tecido de revestimento da bexiga, é chamado de superficial. O câncer que começa nas células de transição pode se disseminar através do revestimento da bexiga, invadir a parede muscular e disseminar-se até os órgãos próximos ou gânglios linfáticos, transformando-se num câncer invasivo.
Atenção: A informação existente neste site pretende apoiar e não substituir a consulta médica.